Catarata

O Luz Hospital de Olhos e Laser oferece toda estrutura necessária para o tratamento de Catarata.

Muito comum em pessoas com mais de 60 anos, a Catarata pode levar à perda total da visão. Mas, mesmo quando afeta apenas parcialmente a qualidade da visão, atrapalha as atividades diárias, como ler, dirigir ou assistir televisão. A doença pode se manifestar com maior sensibilidade à luz, dificuldade de enxergar bem à noite e de distinguir as cores, e/ou ver as cores brilhantes desbotadas.

Na maior parte das vezes, a catarata está relacionada ao envelhecimento, que faz com que a lente interna do olho (cristalino) fique mais opaca, diminuindo a visão. Porém, outros fatores podem contribuir para essa alteração, incluindo:

  • Condições médicas como diabetes, hipertensão e doenças oculares;
  • Uso de medicamentos como esteroides;
  • Lesão ou trauma anterior no olho;
  • Catarata congênita ou que se desenvolve na infância. A causa pode ser hereditária ou doenças que a mãe teve na gravidez (rubéola ou toxoplasmose);
  • Ser fumante, tomar bebidas alcoólicas em excesso e ter deficiências nutricionais;
  • Se expor ao sol em excesso, principalmente sem o uso de óculos de sol com a devida proteção. 

Tratamento

Se a sua catarata for menos acentuada, o médico pode prescrever o uso de óculos ou lentes de contato para ajudar você a enxergar melhor. Porém, essa é uma solução temporária. O único tratamento para catarata é a cirurgia, que é bastante eficaz para recuperar a visão. É um procedimento seguro, durando menos de uma hora. Você receberá anestesia local e poderá voltar para casa no mesmo dia. Caso os dois olhos precisem de cirurgia, serão operados separadamente, com semanas de intervalo.

Por isso, é importante identificar e procurar tratamento o mais cedo possível. Só um médico especialista pode avaliar e indicar o melhor momento para a realização da cirurgia de catarata. E, mesmo sem sintomas, é importante se consultar anualmente com um oftalmologista para fazer exames de rotina, que podem detectar não só essa, mas também outras doenças oculares.

Agende sua consulta! (62) 99616-1330