Transplante de Córnea

O transplante de córnea (ceratoplastia) é um tipo de transplante frequente e extremamente bem-sucedido. Uma córnea com cicatrizes, gravemente dolorida, perfurada, deformada ou opaca pode ser substituída por uma transparente e saudável.

As córneas doadas vêm de pessoas que morreram recentemente. Transplantes tendem a ser bem-sucedidos quando realizados para distúrbios como ceratopatia bulbosa, ceratocone e algumas cicatrizes da córnea. Tendem a ser menos bem-sucedidos se realizados porque a córnea foi lesionada por produto químico ou radiação. 

Procedimentos para transplante de córnea

Existem dois tipos de procedimentos:

  • Ceratoplastia penetrante
  • Ceratoplastia endotelial com desnudamento da Descemet ou ceratoplastia endotelial da membrana de Descemet

Para ambos os procedimentos, os médicos utilizam um microscópio cirúrgico para realizar o procedimento em cerca de 1 a 2 horas. Uma anestesia geral (que coloca o paciente para dormir) ou uma anestesia local (que adormece os olhos) e um medicamento administrado por via intravenosa (sedação).

Na ceratoplastia penetrante, a córnea doada é moldada até ter o tamanho correto, toda a córnea lesionada é retirada e toda a córnea doada é suturada no local.

Algumas doenças da córnea afetam apenas as camadas internas. Para essas doenças, os médicos realizam um transplante parcial em um procedimento chamado ceratoplastia endotelial com desnudamento da Descemet (DSEK) ou ceratoplastia endotelial da membrana de Descemet (DMEK). Eles removem e substituem apenas as camadas internas da córnea ao invés da córnea inteira. A incisão é pequena, menos suturas são necessárias, a cicatrização é mais rápida e a visão melhora mais rápido do que quando a córnea inteira é substituída.

Em ambos os tipos de procedimento, o paciente pode regressar à casa nesse mesmo dia. Após o transplante, é preciso usar colírios antibióticos por várias semanas e colírios à base de corticosteroide por vários meses. É preciso usar um tampão ocular, óculos ou óculos escuros.

Fonte: Manual MSD

Agende sua consulta! (62) 99616-1330