Iridectomia

O que é iridectomia?

A iridectomia consiste na realização de um furo na íris. A íris, por sua vez, é uma membrana encontrada entre a córnea e o cristalino, constituindo a parte colorida dos olhos. No centro da íris, encontra-se uma abertura chamada pupila, a qual se parece com um círculo preto. Assim, quando realizamos uma iridectomia, a íris passa a ter mais de um furo, além da própria pupila.

Para que serve a iridectomia?

O furo da iridectomia serve para permitir a passagem do humor aquoso através da íris. O humor aquoso, por sua vez, é um líquido que é produzido atrás da íris (nos corpos ciliares) e que circula através da pupila para a frente da íris, onde é drenado para fora dos olhos através da malha trabecular. Assim, a iridectomia funciona como um furo extra (além da pupila) que auxilia na passagem do humor aquoso através da íris.

Por que é feita a iridectomia?

A iridectomia é feita para facilitar a passagem do humor aquoso através da íris. Isto é de grande utilidade em algumas situações como nos casos de glaucoma de ângulo estreito e em diversos tipos de cirurgias. Em todos estes casos, a iridectomia visa evitar o acúmulo do humor aquoso dentro do olho, o que poderia elevar a pressão intra-ocular (pressão interna do olho). Portanto, a irirdectomia serve para evitar o aumento descontrolado da pressão intra-ocular.

Como é feita a iridectomia?

A iridectomia pode ser feita através de instrumentos cirúrgicos, durante uma cirurgia ocular, ou através de aplicações de laser. Quando a iridectomia é realizada com laser, ela pode ser chamada de iridotomia. O YAG LASER, por exemplo, é um tipo de laser muito utilizado para realizar iridectomias.

Quando deve ser feita a iridectomia?

A iridectomia pode ser feita em várias situações, como nas cirurgias de traumas oculares, em cirurgias anti-glaucomatosas, em implantes de lentes de câmara anterior, em pacientes com câmara anterior rasa e em casos de crises de glaucoma de ângulo fechado (ou estrito). Em todas estas situações, a iridectomia é feita para evitar o bloqueio pupilar e o aumento da pressão intra-ocular.

Fonte: www.ceoportoalegre.com.br

Agende sua consulta! (62) 99616-1330